Menu
Aumentar a produção de carne
Aumentar a produção de carne

Grupo quer aumentar produção de carne da raça araguaia

Evento realizado neste sábado, em Araçatuba (SP), apresenta as qualidades dos animais da raça

 

A Origem Premium realiza neste sábado (27), a partir das 10h, o "Dia do Araguaia", em Araçatuba. O evento é fechado para convidados e será no hotel Botânico, na estrada municipal ART-150, s/n. A expectativa é receber 100 pessoas dos estados de São Paulo e Mato Grosso.

Neste dia, serão apresentadas as qualidades da raça araguaia para potenciais criadores, com foco em aumentar a produção da carne para atender demanda futura.

“Este é só o começo para que a raça mato-grossense conquiste criadores de várias regiões do País. Todos os parceiros terão de seguir os nossos protocolos de sustentabilidade, com pastos arborizados, animais soltos e respeito às leis ambientais”, avisam Guilherme Nogueira e Eduardo Ferrareze, de Araçatuba, sócios da Origem Premium, empresa criada no ano passado para cuidar da comercialização e da imagem do produto.

A programação começa com um café da manhã seguido de explicações técnicas sobre a genética da raça, inseminação, a carne e sobre a empresa Origem Premium. Haverá ainda um almoço de confraternização com cortes da raça para degustação. Atualmente, a carne é comercializada com exclusividade pela Casa Santa Luzia, no bairro dos Jardins, na capital paulista.

 

Raça

A raça araguaia foi criada pelo engenheiro agrônomo e criador Raul Almeida Moraes Neto, na fazenda Santa Rita, em Torixoréu (divisa de Mato Grosso e Goiás). A raça é registrada na ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) e o nome é uma homenagem ao rio que corta vários estados e também Torixoréu.

Os animais da raça têm sua genética constituída por 47% de blond d'aquitaine (raça francesa), 28% de caracu (europeia) e 25% de nelore (originária da Índia e predominante no Brasil).

Os cruzamentos e trabalhos de melhoramento e seleção permitiram que os bois reunissem as melhores características de cada uma dessas três raças. Da francesa blond d’aquitane, os animais incorporaram a alta conversão alimentar e a musculatura farta e bem distribuída; da caracu eles agregaram a rusticidade e a elevada habilidade materna; e do nelore herdaram a capacidade para se adaptarem ao clima seco e de altas temperaturas.

Eficiência

“Essa mistura deu origem a bois precoces e de alta eficiência, que produzem muita carne em pouco tempo, num ciclo curto. Enquanto, na média, um boi de raça tradicional é abatido aos 36 meses de vida com com 18 arrobas, os animais raça araguaia são abatidos com 16 meses de idade e mais ou menos este mesmo peso”, explica o veterinário Alexander Estermann.

Além da precocidade e alto rendimento, “a carne da raça araguaia possui menor teor de gordura intramuscular, o que permite que ela se apresente como uma opção menos calórica e mais saudável”, completa Raul Almeida.

Estermann e Almeida também são sócios da Origem Premium, ao lado de Guilherme Nogueira e Eduardo Ferrareze.

 

https://www.hojemais.com.br/aracatuba/noticia/economia/grupo-quer-aumentar-producao-de-carne-da-raca-araguaia

A RAÇA ARAGUAIA

Mais carne com menos impacto sobre o meio ambiente. SAIBA MAIS
PROGRAMAS

Programas de excelência que atestam e asseguram o alto padrão de qualidade. SAIBA MAIS
POR UM MUNDO MELHOR

A Origem Premium vem com uma proposta diferente da produção animal. SAIBA MAIS